top of page
  • Foto do escritorCOOPTEC | Quem Ama Cuida

SEGURANÇA DOMÉSTICA PARA UM IDOSO COM ALZHEIMER

Atualizado: 1 de nov. de 2022

Nos estágios iniciais do Alzheimer os sintomas aparecem gradualmente. O que pode começar como um incidente isolado pode se transformar em um problema diário.


Cuidar de um idoso com Alzheimer requer paciência e consciência. Se o paciente está hospedado em sua casa, fatores de segurança devem ser levados em consideração. Um ambiente seguro para o paciente significa paz de espírito para o zelador.


Como dois dos principais sintomas do Alzheimer são problemas de equilíbrio e confusão, simplificar a área de convivência é importante. O que pode parecer seguro para você pode realmente ser um perigo para o seu ente querido que agora vê as coisas de forma diferente do que antes. Ir de quarto em quarto e remover riscos de segurança e abrir espaço ajudará alguém com Alzheimer a viver com mais segurança enquanto sente menos ansiedade.


Algumas das maneiras que você pode tornar a casa mais segura são:

  • Verifique se todos os detectores de fumaça e monóxido de carbono estão em funcionamento e se eles são do tipo que precisam de baterias, as baterias devem ser verificadas e trocadas a cada poucos meses. Os cabos elétricos não devem estar em extensões e as tomadas não devem ser sobrecarregadas. Remova todos os tapetes de arremesso ou perigos de tropeço.

  • Entradas e saídas geralmente são lugares que você encontrará desordem. Certifique-se de que tudo tem um lugar próprio e é mantido lá, fora da porta. Corrimãos devem ser resistentes e em todas as escadas e luzes de sensores são melhores de usar para fora. As fechaduras devem ser fáceis de usar e, em alguns casos, um sistema de segurança deve estar no lugar, particularmente para pacientes com Alzheimer que tendem a vagar.

  • Adicione barras de agarramento a banheiras e camas para facilitar a manobra do seu ente querido por conta própria. Os pacientes com Alzheimer ainda querem fazer o máximo possível sem ajuda, por isso facilitam para eles.


Embora isso possa soar como um monte de trabalho, uma vez que um ambiente seguro foi criado, ele só terá que ser mantido. Viver será muito mais fácil para o paciente e para o cuidador. Para um artigo completo sobre como criar um ambiente seguro para um idoso com Alzheimer, clique aqui.


Encontre o profissional ideal, especializado para sua necessidade.

Conte com a Cooperativa COOPTEC!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page