top of page
img_04_edited.jpg

FAQ

Encontre as respostas aqui ou entre em contato conosco para mais detalhes.

Aqui estão respostas para as perguntas mais comuns.
Não consegue encontrar uma resposta? Ligue para nós!

Quais são os requisitos para um profissional trabalhar na COOPTEC?

Nossas exigências incluem: ensino médio completo; ter curso de cuidador ou enfermagem que respeite as exigências legais; comprovar experiência com prestação de cuidados domiciliares ou em instituições de longa permanência de idosos (ILPI) ou similares por no mínimo 3 meses. Além disso, nossa seleção filtra candidatos, no mínimo, por meio de checagem criminal ou histórico judiciário, além das referências profissionais.

Os problemas que enfrento com meus idosos, acredito, são incomuns. Incluem episódios de falta de memória, onde lembram de alguns acontecimentos, mas não de outros. Também apresentam surtos de agressividade, falta de sono, não reconhecem ou têm dificuldade de relacionamento e comunicação com familiares e cuidadores. Será que pode ser Alzheimer? Será que a COOPTEC pode mesmo me ajudar?

Sim, nós podemos ajudar sua família. Somos especializados em oferecer suporte a famílias com idosos portadores de demências. Os prejuízos à memória, ao sono, à comunicação, além de episódios de agitação e agressividade, são comuns às síndromes demenciais na terceira idade. Nossos cuidadores trabalham na manutenção das atividades diárias dos idosos (alimentação, higiene, vestuário, mobilidade, conforto e lazer) com auxílio, supervisão e intervenções diretas, dependendo da necessidade apresentada. Confira em nosso blog os diferentes tipos de cuidados que os diferentes tipos de cuidadores podem oferecer aqui.

Se eu não gostar do cuidador selecionado, posso solicitar sua substituição? Neste caso, o cuidador seria demitido?

A substituição pode ser feita a qualquer momento e não implica em custos adicionais na maioria dos contratos.

Se eu contratar a COOPTEC e, por um imprevisto, o cuidador designado não puder trabalhar, eu fico sozinho?

A COOPTEC trabalha para manter a continuidade dos serviços e evitar a interrupção da assistência. Na impossibilidade do cuidador escalado atender o cliente, independente do motivo e conforme o plano contratado, a empresa designará outro profissional para substituí-lo. Na maior parte dos casos, esta substituição demora menos do que 2 (duas) horas.

A COOPTEC é uma agência de empregos?

Não. Somos uma cooperativa de Trabalho de Profissionais Técnicos de Enfermagem, sendo regida na Lei 5764/71 e na Lei 12.690/2012, que dispõem sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho.

Quando contrato os serviços da COOPTEC, de quem é a responsabilidade pelas questões trabalhistas (como férias, 13º salário e demais encargos): da COOPTEC ou da família?

Toda a responsabilidade trabalhista é da COOPTEC. E é inexistência de vínculo empregatício, conforme parágrafo único do artigo 442 da CLT

Se eu não gostar do cuidador selecionado, posso solicitar sua substituição? Neste caso, o cuidador seria demitido?

A substituição pode ser feita a qualquer momento e não implica em custos adicionais na maioria dos contratos.

Quanto tempo após a assinatura do contrato se iniciam os serviços de cuidadores em minha residência?

O prazo para início das atividades no domicílio varia de um a dois dias, a depender do tipo de cuidado e da disponibilidade de pessoal. Em algumas situações específicas, este prazo pode ser encurtado ou dilatado. Consulte um dos nossos representantes e solicite uma avaliação.

Se eu contratar a COOPTEC, quantos cuidadores irão me atender? Os cuidadores alocados ficarão fixos em minha casa ou todo dia terei um profissional diferente?

A quantidade de cooperados dependerá da carga horária e da escala montada para o atendimento. A COOPTEC prioriza ter uma escala com cuidadores fixos para cada assistido. Entretanto, ao implantar os serviços, alguns ajustes e trocas de profissionais podem ser necessários, e pode levar algum tempo para ser ajustado. Via de regra, após os ajustes, as escalas são montadas em um dos seguintes formatos. Atendimento em horário comercial de segunda à sexta (ou sábado): 1 cuidador permanente. Atendimento de segunda à domingo 12h/turno (dia ou 12h/noite): 2 cuidadores permanentes. Atendimento de segunda à domingo 24h/dia: 3 ou 4 cuidadores permanentes.

Quais são as atribuições dos cuidadores?

Os cuidadores são treinados para auxiliar ou executar todas as atividades que os assistidos seriam capazes de realizar sozinhos caso não estivessem incapacitados total ou parcialmente, incluindo alimentação, manutenção da higiene pessoal, organização do ambiente, oferta de medicamentos orais, participação em atividades de lazer, estimulação cognitiva, dentre outras. Este tipo de cuidado é definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como CUIDADOS PALIATIVOS. Saiba mais aqui.

Que perfil de paciente (ou assistido) a COOPTEC atende? A partir de quantas horas por dia e quantos dias por semana posso contar com os serviços da empresa?

Atendemos de acordo com a demanda do cliente. Oferecemos um atendimento exclusivo e personalizado por cliente com autonomia para atender as solicitações da pessoa assistida.

bottom of page