top of page
  • Foto do escritorCOOPTEC | Quem Ama Cuida

5 PASSOS PARA CRIAR UM AMBIENTE MAIS SEGURO PARA UM IDOSO COM ALZHEIMER

Atualizado: 1 de nov. de 2022



Quando um idoso que tem Alzheimer vem visitar ou morar com você, certificar-se de que sua casa é segura requer planejamento. Embora a maioria das crianças adultas saiba que vagar é um risco, alguns desconhecem outros perigos ocultos que podem estar presentes na casa de sua família.


Aqui estão algumas dicas para tornar sua casa um ambiente mais seguro para um ente querido com demência:


1. Sistema de alarme.

De acordo com a Associação de Alzheimer, três em cada cinco pessoas com Alzheimer vão vagar. É uma estatística muito preocupante para os cuidadores familiares. Um dos passos mais importantes que você pode tomar para proteger sua casa é instalar um sistema de alarme doméstico. Certifique-se de que ele tem um alerta para que você saiba se uma porta exterior foi aberta. Se você não é capaz de investir em um sistema inteiro de alarme de casa, você pode encontrar alarmes individuais de porta no hardware local.


2. Livre a Casa dos Perigos.

Devido ao dano que essa doença causa ao cérebro, uma pessoa com Alzheimer ou uma forma relacionada de demência pode não ter bom senso. Pode tornar alguns utensílios domésticos cotidianos mais perigosos. Faça uma auditoria sala a sala de sua casa para verificar itens que possam ser prejudiciais. Embora a maioria das pessoas entenda que armas de fogo e facas de cozinha afiadas podem apresentar um perigo, outras coisas a procurar incluem produtos de limpeza, lâminas de barbear e medicamentos. Remova esses itens da casa ou mantenha-os trancados enquanto seu ente querido estiver lá. Certifique-se de que a chave está guardada em um local que o idoso não pode acessar.


3. Guardar com segurança os Eletrônicos:

Outra preocupação a considerar é onde os eletrônicos são armazenados. Um secador de cabelo armazenado perto da pia ou banheira do banheiro pode apresentar um risco de choque elétrico. Assim como pequenos aparelhos elétricos muitas vezes deixados em balcões perto da pia da cozinha, como uma torradeira ou cafeteira.


4. Plantas Venenosas.

Não é incomum uma pessoa com Alzheimer colocar objetos estranhos na boca e tentar comê-los. Plantas e flores coloridas que atraem os olhos do idoso podem ser especialmente sedutoras. O Jardim Botânico de Nova York tem uma lista de Plantas Domésticas Venenosas Comuns que você pode rever para garantir que as de sua casa estejam seguras se ingeridas.


5. Prevenção de Quedas.

A doença de Alzheimer cria mudanças que colocam aqueles que convivem com ela em maior risco de quedas. De uma perda de percepção de profundidade a uma marcha instável, é importante realizar uma auditoria de segurança doméstica para tentar minimizar seu risco de queda.


A segurança em casa é um recurso abrangente para ajudá-lo a identificar possíveis problemas dentro e ao redor de sua casa.


Este artigo faz parte do nosso compromisso contínuo de fornecer segurança e tranquilidade aos idosos e suas famílias e como ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência.


PARA SABER MAIS SOBRE O ALZHEIMER, clique aqui.


Encontre o profissional ideal, especializado para sua necessidade.

Conte com a Cooperativa COOPTEC!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page