• COOPTEC

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA


Outubro não é só perfumado pelas flores da primavera, é também colorido pelo rosa, graças ao movimento Outubro Rosa de prevenção ao Câncer de Mama.


O movimento, que surgiu nos anos 90 nos EUA, ganhou o mundo inteiro e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção através do diagnóstico precoce do câncer de mama.


A doença é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e segundo pesquisas feitas pela Agência Internacional de Pesquisa de Câncer, a doença é a segunda mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.


Apesar da doença ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura são bem significativos, girando em torno de 95% quando descoberto precocemente.


MAS O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE MAMA?


1. Câncer de mama não aparece só em mulheres

Apesar do índice ser em grande parte entre mulheres, os homens também podem ter câncer de mama, justamente por possuir tecido mamário. A taxa de sobrevivência é menor para homens do que para mulheres, mas isto geralmente é devido à falta de conhecimento dos sintomas e não porque o câncer é mais agressivo em homens.


2. Hábitos saudáveis podem evitar a doença

Praticar exercícios
Praticar exercícios

Segundo o Inca, 30% dos casos desse tipo de doença podem ser evitados com bons hábitos. Entre as práticas estão: alimentação saudável, praticar exercícios, controle de peso, não fumar e cuidar da ingestão de álcool.


3. O câncer pode ser descoberto através do autoexame

Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, fica mais fácil ficar atenta à quaisquer alterações no corpo. Ainda segundo o Inca, 66,2% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama.


4. Sinais e Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas. 


5. Lei prevê tratamento em até 60 dias

A Lei 12.732 de 2012 prevê que o tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) deve começar em até 60 dias após o diagnóstico. Essa determinação vale para todos os tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.


CONSCIENTIZAR É PREVENIR

Junte-se à causa e ajude mais mulheres a terem essa consciência!


Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Nacional de Câncer        

Posts recentes

Ver tudo