• COOPTEC

DIA MUNDIAL SEM TABACO


No dia 31 de maio é comemorado o DIA MUNDIAL SEM TABACO, que tem o objetivo de alertar quanto aos diversos danos causados pelo tabagismo. A campanha também visa informar sobre hábitos para uma vida saudável e como proteger crianças, adolescentes e jovens das consequências devastadora

s do tabagismo.

O tabagismo é responsável por mais de 7 milhões de mortes por ano em todo o mundo, é uma das principais causas do câncer de pulmão, que no Brasil mata milhares de pessoas anualmente, é o mais importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais, como: diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, enfisema pulmonar, bronquite, infarto, derrame cerebral, impotência sexual, doenças reumáticas, úlceras gástricas, alterações visuais, alterações da memória, complicações na gravidez, etc.

Ao parar de fumar a chance do surgimento das doenças supracitadas diminui significativamente. Veja abaixo alguns exemplos da redução dos riscos ao longo do tempo:

· 08 horas sem fumar: o nível de oxigênio no sangue pode chegar aos de um não-fumante;

· 24 horas: os pulmões já conseguem eliminar o muco e os resíduos da fumaça;

· 02 dias: já é possível sentir melhor o cheiro e o gosto dos alimentos.

O organismo já não contém mais nicotina e o indivíduo deixa de transpirar tabaco;

· 15 dias: desaparecem alguns problemas relacionados ao tabagismo, como má circulação, tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar.

· 01 ano: o risco de doença cardíaca reduz em 50%;

· 5 anos: o risco de câncer de pulmão reduz em 50%; e

· 15 anos: o risco de infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

Fonte: OMS, PUC-RS, INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER

www.cooptec.coop.br #vempracooptec #cooptec #cooperativacooptec #fiquepordentro #juntandoaspeças #homecare #procedimentopontual #somoscoop #técnicodeenfermagem #enfermagemdomiciliar #cuidador #cuidadordeidosos #idosos #geriatria #melhoridade #terceiraidade #saúdeemprimeirolugar #health #vida #saúde #dicasdesaúde #curativo #cuidados #ferida #cuidados #enfermagem


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo