top of page
  • Foto do escritorCOOPTEC | Quem Ama Cuida

DEMÊNCIA OU ALZHEIMER?

Atualizado: 1 de nov. de 2022

O que os familiares cuidadores devem saber sobre Demência, os tipos de demência e a Doença de Alzheimer


Alzheimer e demência são muitas vezes confusos e usados intercambiavelmente, mas eles são diferentes.


Demência é uma síndrome que consiste na deterioração da memória, do pensamento, do comportamento e da capacidade de realizar atividades cotidianas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é um termo guarda-chuva que se refere a uma lista de diferentes sintomas, um dos sendo função cérebro e memória. Existem outras doenças além do Alzheimer que pode causar demência. Quando um indivíduo é diagnosticado com demência, eles estão sendo diagnosticados com um conjunto de sintomas, sem saber o que é especificamente causando- os. Algumas formas de demência são temporárias ou reversíveis.


A Demência é um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos e afetando, também, a linguagem e o comportamento e alterando a personalidade do indivíduo.


Demência reversível


As demências reversíveis são as causadas por fatores externos (do ambiente) ou internos (metabólicos ou estruturais) e significam que, após o tratamento adequado, podem ser revertidas. Entre as causas mais comuns estão a Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), a deficiência de vitamina B12 e o hipotireoidismo. Uso de determinados remédios, depressão, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e deficiência da vitamina B12.


Os sintomas são parecidos com os da demência irreversível, Porém, diferente do quadro degenerativo, os sintomas das demências reversíveis tem seu início e o desenvolvimento de forma mais súbita.


Demência irreversível


Os quadros de demência irreversível são os relacionados à presença de doenças degenerativas - quadro em que a perda da função cerebral se deteriora com o passar do tempo, sem a possibilidade de retorno total de sua capacidade.


O Alzheimer, por exemplo, é uma das doenças que mais aciona a demência irreversível, seguida pela demência vascular e pela demência por Corpos de Lewy.


Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é um tipo de demências irreversíveis (degenerativas) mais comum, que afeta especificamente partes do cérebro que controlam o pensamento, a memória e a linguagem. Os sintomas da doença incluem pensamento prejudicado, fala e confusão.


O quadro clínico costuma ser dividido em quatro estágios:

  • Estágio 1 (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais.

  • Estágio 2 (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia.

  • Estágio 3 (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva.

  • Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.

Este artigo faz parte do nosso compromisso contínuo de fornecer informação e tranquilidade aos idosos e suas famílias e como ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas com algum tipo demência.


Para saber mais sobre o ALZHEIMER leia nosso artigo 10 SINAIS DE ALZHEIMER, CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALZHEIMER E Os 3 estágios do Alzheimer.


Encontre o profissional ideal, especializado para sua necessidade.


Conte com a Cooperativa COOPTEC!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page